Martha Elisabeth, Baronesa Waldstätten (1744-1811)


Martha Elisabeth, a futura Baronesa Waldstätten, foi batizada em Viena, 5 de janeiro de 1744. Seu nome de solteira era provavelmente "von Schäffer". Ela se casou em 3 de agosto de 1762 com Hugo Joseph Dominik, Barão Walsdtätten, com quem teve três filhos: Domink Joseph (1765-?), Phillip Joseph (1769-?) e Karl Borromäus (1773-?). Martha Elisabeth separou-se do marido alguns anos depois do nascimento dos filhos. Ela passaria a viver de forma liberal, e se tornaria protetora de Mozart e sua amada Constanze Weber.

Quando Mozart a conheceu, em 1781, a Baronesa vivia no distrito de Leopoldstadt, em Viena. Foi em sua casa que Mozart celebrou seu onomástico em 31 de outubro de 1781. Durante o turbulento noivado do compositor, Constanze procurou refúgio com a Baronesa em três ocasiões, no outono de 1781, na primavera de 1782 e pouco antes do casamento, em agosto daquele ano. Durante um jogo de prendas, Constanze permitiu que um homem medisse suas panturrilhas e isso lhe parecera justificável, já que a Baronesa fizera o mesmo. Mozart não reagiu bem, e Constanze muito menos; foi preciso que Mozart lhe escrevesse uma carta em 29 de abril, para que fizessem as pazes.

Para homenagear os recém-casados, a Baronesa ofereceu uma "ceia principesca", segundo a descrição de Mozart. Já no ano seguinte, a Baronesa ajudava Mozart a saldar uma dívida; ela também fizera amizade com o pai de Mozart, Leopold, com quem se correspondia ocasionalmente. A Baronesa mudou-se para uma propriedade em Klosterneuburg em abril de 1783.

Em carta de 8 de janeiro de 1783, Mozart dissuadiu o pai de tentar um contrato para o trompetista salzburguês Ignaz Fink como professor de música dos filhos da Baronesa. "Fink não serve para ela, pois ela quer alguém para si e não para seus filhos - e o senhor deve compreender o termo para si - que tem um significado especial neste contexto. Ela já tem muitas pessoas desse gênero em sua casa, mas o contrato nunca dura muito tempo... Como resultado, sua reputação não é boa. Ela é fraca. Mas não escreverei mais nada, o que disse é apenas para o senhor, pois ela é sempre muito bondosa para comigo, e portanto é meu dever defendê-la até onde é possível, ou então não dizer nada."

Em 1784, a Baronesa Waldstätten era uma das assinantes dos concertos em Trattnerhof, e no ano seguinte conheceu Leopold Mozart pessoalmente.

Na década seguinte sua situação financeira se deteriorou, culminando com a venda de sua propriedade em 1803, continuando porém a morar em Klosterneuburg.

Martha Elisabeth faleceu pobre em 11 de fevereiro de 1811.


Parentes e amigos

Index