Catarina Bondini (?-?)


Quase nada se sabe sobre as origens e a juventude de Catarina Bondini. Acredita-se que ela tenha nascido na Itália. Algumas fontes (Dizionario enciclopedico Universale della Musica e dei Musicisti e Kutsch/Riemens) especulam que seu nome de solteira era “Saporiti”, e que ela era irmã de Antonia e Teresa Saporiti.

Catarina era esposa do empresário teatral Pasquale Bondini, com quem casara em 1780 ou antes; sua filha Mariana (1780-1813) seria cantora, fazendo carreira na França e se casaria com o baixo Luigi Barilli (1767-1824).

De 1781 em diante a companhia teatral de Bondini se apresentou no Palácio do Conde Thun-Hohenstein em Praga. Em 1784 Pasquale assumiu o Teatro Nacional de Praga, mas em 1786 estava quase falido, e seus cantores planejavam abandonar a companhia. Sua idéia de apresentar óperas de Mozart deu muito certo. Le nozze di Figaro K.492 estreou naquela cidade em dezembro de 1786, com Catarina no papel de Zerlina, Felice Ponziani no papel de Figaro e Luigi Bassi no papel do Conte Almaviva. A apresentação de 14 de dezembro foi em benefício de Catarina Bondini, e o jornal Prager Oberpostamszeitung relatou cinco dias depois que “positivamente choveram poemas alemães jogados da galeria.”

Figaro fez tanto sucesso em Praga que o compositor em pessoa foi convidado para vir a Praga reger algumas récitas em janeiro do ano seguinte.

Pasquale encomendou a Mozart uma nova ópera, que viria a ser Don Giovanni K.527; Catarina recebeu o papel de Zerlina. Uma anedota, confirmada pela viúva de Mozart na biografia escrita por Nissen, conta que, nos ensaios, Catarina Bondini não conseguia gritar de maneira convincente quando seu personagem era raptado por Don Giovanni no final do primeiro ato; o compositor a fez dar um verdadeiro grito ao beliscá-la.

Seu marido Pasquale Bondini faleceu em 1789, e nada mais se sabe da vida de sua esposa. Quando Don Giovanni foi reapresentada em Praga para o novo Imperador Leopold II em 2 de setembro de 1791, ela e Teresa Saporiti eram as únicas do elenco original que não cantaram na ocasião.

 


Parentes e amigos

Index