Cronologia (1774-1779)


1712-1755 | 1756-1761 | 1762-1767 | 1768-1773 | 1774-1779 | 1780-1785 | 1786-1791 | 1792-1841 | Réquiem


 

 

1774

6 de abril Mozart compõe a Sinfonia N.29 em Lá maior K.201/186a.
Setembro Mozart começa a compor La finta giardiniera K.196, ópera a ser estreada em Munique no ano seguinte.
6 de dezembro Mozart e Leopold deixam Salzburgo e partem em direção a Munique.
7 de dezembro Pai e filho chegam a Munique e se hospedam com Johann Nepomuk von Pernat.
29 de dezembro A estréia de La finta giardiniera K.196 é adiada para 5 de janeiro de 1775.

 

 

1775

1 de janeiro O Litaniae di venerabili altaris sacramento K.125 e a composição de Leopold Mozart sobre o mesmo texto são apresentados em Munique, provavelmente na Frauenkirche.
3 de janeiro Nannerl e os Robinig (amigos dos Mozart) deixam Salzburgo, chegando a Munique no dia seguinte.
5 de janeiro A estréia de La finta giardiniera K.196 é mais uma vez adiada para 13 de janeiro.
13 de janeiro Estréia de La finta giardiniera K.196 no Salão da Assembléia na Prannerstrasse, com grande sucesso em Munique. O Príncipe-Eleitor da Baviera Maximilian III Joseph estava presente.
21 de janeiro Talvez nesse dia tenha havido um concerto em homenagem ao Príncipe-Arcebispo Colloredo, que estava visitando Munique. Colloredo provavelmente não estivesse na cidade durante qualquer das apresentações de La finta giardiniera K.196, e também não se sabe se Mozart tomara parte desse concerto.
12 de fevereiro Leopold rege uma pequena missa de seu filho na capela da corte de Munique, provavelmente a Missa brevis em Fá maior K.192.
14 de fevereiro Mozart, Leopold e Nannerl participam de um baile de máscaras no Salão da Assembléia.
19 de fevereiro Leopold rege outra pequena missa de seu filho na capela da corte de Munique, dessa vez provavelmente a Missa brevis em Ré maior K.194.
5 de março O Ofertório "Misericordias Domini" K.222 é apresentado em Munique, provavelmente também na capela da corte.
6 de março Os Mozart deixam Munique, chegando a Salzburgo no dia seguinte. Mozart certamente recebeu a encomenda de compor a ópera (serenata teatrale, ou dramma per musica) Il rè pastore K.208 logo após sua chegada. O evento seria em homenagem à visita a Salzburgo do Arquiduque Maximilian Franz, filho mais novo da Imperatriz Maria Theresia, e futuro Eleitor de Colônia.
20 de abril O Arquiduque deixa Viena, chegando no dia seguinte a Salzburgo, hospedando-se no Palácio do Arcebispo Colloredo.
22 de abril É apresentada a serenata Gli orti esperidi para cinco vozes, de Domenico Fischietti, também em homenagem ao Arquiduque.
23 de abril Estréia de Il rè pastore K.208.
26 de outubro Mozart compõe a ária para soprano Voi avete un cor fedele K.217, provavelmente para Caterina Ristorini.

 

 

1776

 

Fevereiro Mozart termina o Concerto para três pianos N.7 em Fá maior "Lodron" K.242
31 de março É executada a Litaniae de venerabili altaris sacramento K.243 na Catedral de Salzburgo.
Abril Mozart escreve o Concerto para piano N.8 em Dó maior "Lützow" K.246.
23 de maio A Litaniae K.246 é executada novamente, desta vez no Palácio Mirabell.
Junho Mozart compõe o Divertimento em Fá maior K.247 em homenagem ao onomástico da Condessa Lodron, cuja residência era então o centro da vida musical secular de Salzburgo.
Julho É executada a famosa Serenata em Ré maior "Haffner" K.250/248b, na casa de Siegmund Haffner, na Paris-Lodrongasse.
Setembro Mozart escreve a ária de concerto Ombra felice... Io ti lascio K.255 para contralto castrato Francesco Fortini e a ária para tenor Clarice cara mia sposa K.256.

  

  

1777

  

Janeiro Mozart escreve o Concerto para piano N.9 em mi bemol maior "Jeunehomme" K.271.
14 de março Leopold Mozart redige um requerimento ao Arcebispo Colloredo, que ficou sem resposta. Esse documento, hoje perdido, provavelmente continha um pedido de dispensa dos Mozart, que planejavam viajar para Paris.
Agosto Mozart redige um novo requerimento, pedindo apenas sua dispensa. Nesse mesmo mês, Mozart escreveu a ária Ah, lo previdi... Deh, non varcar K.272 para Josepha Dušek.
28 de agosto Colloredo dá a Mozart permissão para que possa viajar.
23 de setembro Mozart e sua mãe Anna Maria deixam Salzburgo.
24 de setembro Mozart e Anna Maria chegam a Munique.
28 de setembro Mozart visita o Conde Seeau, encarregado dos assuntos culturais da corte.
30 de setembro Mozart é recebido pelo Príncipe-Eleitor Maximilian III Joseph. Nesse mesmo dia e nos dois dias seguintes Mozart tocou na residência do Conde Joseph Salern, administrador da Ópera da Corte.
11 de outubro Mozart e sua mãe deixam Munique, chegando a Augsburgo no mesmo dia. Lá eles encontraram um dos irmãos de Leopold, o encadernador Franz Alois Mozart, e sua filha, Maria Anna Thekla, ou "Bäsle", com quem Mozart trocaria cartas curiosas.
12 de outubro Franz Alois Mozart apresenta seu sobrinho ao governador da cidade, Jakob Langenmantel vom Wertheim und Ottmarshausen. Nesse mesmo dia Mozart visita Johann Andreas Stein, fabricante de pianos.
16 de outubro Mozart, em concerto do "Musikkränzchen" no Geschlechterstube, toca um concerto para piano e a Sonata para piano em sol maior K.283.
19 de outubro Em concerto no Mosteiro da Sagrada Cruz, Mozart toca o Concerto para violino em sol maior K.216, uma sonata, as Variações sobre um minueto de J. C. Fischer K.179 e uma improvisação.
22 de outubro Em concerto no salão do Conde Fugger, Mozart toca, entre outras peças, o Concerto para três pianos N. 7 "Lodron" em fá maior K.242, com Johann Michael Demmler, organista da Catedral, e Johann Andreas Stein.
26 de outubro Mozart e sua mãe deixam Augsburgo às 7 e meia da manhã.
30 de outubro Mozart e Anna Maria chegam a Mannheim.
31 de outubro Mozart visita Christian Danner e o Kapellmeister Christian Cannabich.
6 de novembro Em um concerto na Corte, Mozart toca um concerto para piano, uma sonata e improvisações.
9 de novembro Mozart toca órgão diante da aristocracia na Capela da Corte.
1 de dezembro Mozart toca um rondó (talvez perdido) e as Variações sobre um minueto de J. C. Fischer K.179 diante dos quatro filhos naturais do Eleitor Paladino Karl Theodor. Era intenção do compositor obter um cargo na Corte, ainda que fosse como professor de piano das quatro crianças.

12 ou 13 de dezembro

Mozart muda-se com sua mãe do albergue Pfälzischer Hof para a casa do Conselheiro Serrarius.
21 de dezembro Falece em Salzburgo o organista da Catedral Kajetan Adlgasser, devido a um derrame que sofreu enquanto tocava órgão.
30 de dezembro

Falece Maximilian III Joseph, Príncipe-Eleitor da Baviera.

 

 

1778

 

1 de janeiro O Eleitor Paladino Karl Theodor deixa sua residência oficial em Mannheim para instalar-se em Munique como Príncipe-Eleitor da Baviera, em sucessão a Maximilian III Joseph. Nesse ano (ou no final de 1777) Mozart conhece Fridolin Weber e sua família. Mozart se apaixonaria por uma de suas filhas, Aloisia, soprano, e mais tarde se casaria com outra filha, Constanze. Nesse mês de janeiro, Mozart compõe o Concerto para Flauta em Sol Maior K.313/285c e o Concerto para Flauta em Ré Maior K.314/285d, encomendados por Johann Baptist Wendling.
12 de janeiro Mozart escreve uma versão ornamentada da ária Cara la dolce fiamma K.293e de Johann Christian Bach, para Aloisia Weber.
14 de janeiro Mozart toca em um pequeno concerto na casa de seu senhorio, Serrarius.
23 de janeiro Mozart acompanha Fridolin Weber e Aloisia à corte da Princesa Caroline von Nassau-Weilburg, em Kirchheimbolanden. Nessa ocasião, Aloisia cantou árias da ópera Lucio Silla K.135 (Nos.4 e 11).
24 de janeiro Mozart escreve a ária de concerto Alcandro, lo confesso... Non so d'onde viene K.294 para Aloisia Weber.
27 de janeiro Mozart escreve as árias Se al labbro mio non credi K.295 para o tenor Anton Raaff e Basta, vincesti... Ah, non lasciarmi, no K.295a para o soprano Dorothea Wendling, dois dos principais cantores de Mannheim.
29 de janeiro Mozart e os Weber chegam a Worms, onde morava o padre Joseph Benedikt Stamm, irmão de Cäcilie Weber, mãe de Aloisia.
3 de fevereiro Mozart e os Weber retornam a Mannheim.
13 de fevereiro Em concerto na residência de Christian Cannabich, Aloisia Weber canta duas árias da ópera Lucio Silla K.135 (Nos.11 e 16), Rosina Cannabich toca o Concerto para Piano N.6 em Si bemol maior K.238, Mozart o Concerto para Piano N.5 em Ré maior K.175, Friedrich Ramm o Concerto para Oboé em Dó maior K.314, e por último Mozart rege a abertura da ópera Il rè pastore K.208.
20 de fevereiro Mozart adoece por um curto período.
23 de fevereiro Therese Pierron , filha adotiva de Serrarius e aluna de Mozart, toca o Concerto para Piano N.8 em Dó maior "Lützow" K.246.
12 de março Em um concerto de despedida para Mozart ocorrido na residência de Christian Cannabich, Aloisia Weber canta a ária Aer tranquillo de Il rè pastore K.208 e a ária Alcandro, lo confesso... Non so d'onde viene K.294. O Concerto para três pianos N.7 em Fá maior "Lodron" K.242 é tocado por Rosina Cannabich, Aloisia Weber e Therese Pierron.
13 de março Mozart se despede dos Weber.
14 de março Mozart e Anna Maria deixam Mannheim e partem em direção a Paris.
19 de março Mozart e sua mãe passam pela cidade de Clermont.
23 de março Os Mozart chegam a Paris, hospedando-se na residência de um certo Herr Mayer na Rue Bourg l'Abbé.
25 de março Mozart visita o Barão Grimm e o Conde Karl Heinrich Joseph von Sickingen.
9 de abril O Barão Grimm visita Anna Maria Mozart.
Meados de abril Mozart e sua mãe mudam-se para novas acomodações recomendadas por Mme d'Épinay, na Rue du Gros Chenêt. Nesse mês, Mozart escreve o Concerto para Flauta e Harpa em Dó Maior K.299/297c.
31 de maio Johann Baptist Wendling, que também estava em Paris, retorna a Mannheim.
11 de junho Anna Maria adoece. Nesse mesmo dia o ballet escrito por Mozart para o bailarino Jean Georges Noverre, Les petits riens K.App.10/299b é estreado no Grand Opéra após a ópera Le finte gemelle, de Niccolò Piccini.
12 de junho Mozart toca a Sinfonia N.31 em Ré Maior, "Paris" K.297 para o Conde Sickingen. O tenor Anton Raaff estava presente na ocasião.
18 de junho A Sinfonia N.31 em Ré Maior, "Paris" K.297 é estreada no Concert Spirituel com grande sucesso.
19 de junho Anna Maria tem de ser confinada à cama, devido à sua doença.
3 de julho Anna Maria Mozart falece às 10 horas da noite, aos 57 anos.
4 de julho Anna Maria é sepultada no Cemitério de Saint-Eustache.
10 de julho Anton Raaff retorna a Mannheim.
11 de agosto Falece o Hofkapellmeister de Salzburgo Giuseppe Maria Lolli. Leopold Mozart não consegue ocupar o cargo agora vago, mas recebe um aumento de 100 florins por ano em compensação ao trabalho a mais que teria.
13 de agosto Les petits riens K.App.10/299b é novamente executado, desta vez após Il curioso indiscreto, de Pasquale Anfossi.
15 de agosto A Sinfonia N.31 em Ré Maior, "Paris" K.297 é mais uma vez executada no Concert Spirituel, com novo Andante.
19 de agosto Mozart hospedou-se, juntamente com o soprano castrato Ferdinando Tenducci, na residência de Louis, Duque de Noailles, em Saint-Germain.
8 de setembro A Segunda Sinfonia "Paris" (perdida) é estreada no Concert Spirituel.
26 de setembro Mozart deixa Paris.
3 de outubro Mozart chega a Nancy.
14 de outubro Mozart chega a Strasbourg.
17 de outubro Concerto solo em Strasbourg.
24 de outubro Concerto com orquestra no teatro de Strasbourg.
31 de outubro Concerto com orquestra em Strasbourg.
Novembro Mozart começa a escrever o duo-drama Semiramis K.App.11/315e, com texto do Barão Otto von Gemmingen. O fragmento hoje está perdido.
3 de novembro Mozart deixa Strasbourg.
6 de novembro Mozart chega a Mannheim, hospedando-se na casa dos Cannabich. Christian Cannabich encontrava-se naquela ocasião em Munique.
9 de dezembro Mozart deixa Mannheim às 8:30h da manhã. Em direção a Munique, passa por Heidelberg, Schwäbich-Hall, Crailsheim, Dinkelsbühl, Wallerstein e Nördlingen.
13 de dezembro Mozart chega ao Mosteiro Kaisheim, perto de Donauwörth, e hospeda-se com o prelado Coelestin Angelsprugger.
24 de dezembro Mozart deixa Kaisheim.
25 de dezembro Mozart chega a Munique e hospeda-se com a família Weber. Aloisia agora fazia parte da Ópera de Munique, e seu pai Fridolin também trabalhava no teatro.

  

  

1779

  

7 de janeiro Mozart presenteia a esposa de Karl Theodor com as Sonatas para violino e piano K.301-6, a ela dedicadas e impressas em Paris em novembro do ano anterior.
11 ou 12 de janeiro Mozart assiste à ópera Alceste, de Schweitzer, no Rezidenztheater. Provavelmente Aloisia tenha se apresentado nessa ocasião, já que ela estreou em Munique nessa mesma ópera.
13 ou 14 de janeiro Mozart deixa Munique, em companhia de sua prima Bäsle, em direção a Salzburgo.
17 de janeiro Mozart entrega um requerimento (possivelmente redigido por Leopold Mozart) ao Arcebispo Colloredo, pedindo sua readmissão, dessa vez como organista da Corte, em substituição ao falecido Cajetan Adlgasser.
25 de fevereiro Colloredo admite Mozart como novo organista da Corte, com salário anual de 450 gulden.
23 de março Mozart escreve a Missa em dó maior, "Coroação" K.317.
26 de abril Mozart escreve a Sinfonia N.32 em sol maior K.318.
Maio Provavelmente nesse mês Maria Anna Thekla, a "Bäsle", deixa Salzburgo, porque não é mais citada no diário de Nannerl.
9 de julho Mozart escreve a Sinfonia N.33 em si bemol maior K.319.
3 de agosto Mozart escreve a Serenata N.9 em ré maior, "Posthorn" K.320.
Dezembro No final de 1779 Mozart começa a escrever o singspiel Zaide K.344/336b, que deixará incompleto.

Cronologia
Index