Cronologia (1780-1785)


1712-1755 | 1756-1761 | 1762-1767 | 1768-1773 | 1774-1779 | 1780-1785 | 1786-1791 | 1792-1841 | Réquiem


 

 

1780
 

1º de maio A companhia teatral de Johann Böhm apresenta Die verstelle Gärtnerin, versão alemã de La finta giardiniera K.196, em Augsburgo.
2 de setembro Mozart toca diante da Corte do Arcebispo Colleredo.
3 de setembro Mozart e Nannerl tocam um concerto para dois pianos diante da Corte do Arcebispo.
4 de setembro Mozart toca novamente diante da Corte Arquiepiscopal.
31 de outubro Aloisia Weber casa-se com o ator da Corte e pintor Joseph Lange na Catedral de S. Stephen em Viena.
5 de novembro Mozart parte para Munique para compor e produzir sua nova ópera séria Idomeneo K.366.
6 de novembro Mozart chega a Munique.
7 de novembro Mozart, juntamente com o compositor Beecke, visita o Conde Seeau. O Arquiduque Maximilian, filho mais jovem da Imperatriz Maria Theresia, e grande admirador de Mozart, chega à cidade.
8 de novembro Mozart assiste ao concerto do sporano Gertrud Mara-Schmehling.
12 de novembro O Conde Seeau apresenta Mozart ao Príncipe-Eleitor Karl Theodor.
29 de novembro Falece a Imperatriz Maria Theresia da Áustria. Todos os teatros são fechados devido ao luto nacional, não impedindo, porém, o início dos ensaios de Idomeneo K.366.
1º de dezembro Primeiro ensaio com orquestra de Idomeneo K.366.
16 de dezembro Segundo ensaio de Idomeneo K.366.
23 de dezembro Terceiro ensaio de Idomeneo K.366, na presença do Príncipe-Eleitor Karl Theodor.

 

 

1781
 

8 de janeiro Maria Viktoria Robining, amiga da família Mozart, chega a Munique para a estréia de Idomeneo K.366.
13 de janeiro Peimeiro ensaio do terceiro ato de Idomeneo K.366.
18 de janeiro Ensaio dos recitativos.
20 de janeiro Dr. Silvester Barisani e sua esposa Maria Anna Theresia chegam a Munique para a estréia de Idomeneo K.366.
26 de janeiro Leopold e Nannerl chegam a Munique.
27 de janeiro Ensaio geral de Idomeneo K.366.
29 de janeiro Estréia de Idomeneo K.366 no Residenztheater (então conhecido como Nova Casa Eleitoral de Ópera), talvez regida por Christian Cannabich.
3 de fevereiro Nova apresentação de Idomeneo K.366.
3 de março Nova apresentação de Idomeneo K.366.
7 de março Os Mozart visitam Augsburgo por quatro dias.
12 de março Tendo ultrapassado o período permitido de ausência de Salzburgo, Mozart recebe um ultimato para juntar-se à corte de Colloredo em Viena. O Arcebispo estava visitando seu pai que estava doente.
16 de março Mozart chega a Viena às 9 da manhã, hospedando-se na Casa da Ordem Teutônica, juntamente com os criados do Arcebispo. No mesmo dia ele toca em um concerto às 4 da tarde.
17 de março Os músicos do Arcebispo tocam diante do Príncipe Galitsin.
24 de março Mozart toca na residência do Conselheiro Johann Gottlieb von Braun.
8 de abril Foram executados o Rondó para violino e orquestra em dó maior K.373, a Sonata para violino e piano em sol maior K.379 e a ária para soprano A questo seno deh vieni... Or che il cielo a me ti rende K.374 na residência de Rudolph Joseph, Príncipe Colloredo, pai do Príncipe-Arcebispo de Salzburgo. Além de Mozart, se apresentaram o violinista Antonio Brunetti e Francesco Ceccarelli. Por esse concerto, Mozart teve de deixar de tocar diante do Imperador Joseph II.
27 de abril Os músicos do Arcebispo tocam pela última vez diante do Arcebispo em Viena. O violinista Antonio Brunetti já havia retornado a Salzburgo. Mozart toca variações sobre um tema proposto pelo Arcebispo.
1º ou 2 de maio Mozart é obrigado a deixar seus cômodos na casa da Ordem Teutônica, onde os músicos estavam hospedados, e muda-se para a residência de Cäcilie Weber, casa conhecida por "Olho de Deus" na Am Peter. Mozart tinha inicialmente a intenção de permanecer apenas uma semana.
9 de maio Após várias discussões com o Arcebispo, Mozart pede demissão.
10 de maio Mozart entrega seu pedido de demissão por escrito ao administrador do Arcebispo, Karl, Conde Arco.
Fim de maio Mozart tem uma segunda discussão com o Conde Arco.
8 de junho Após uma última discussão, Mozart é demitido pelo Conde Arco com o famoso chute no traseiro.
Julho Mozart visita Reiseberg, residência de verão de Johann Phillip, Conde Cobenzl, vice-chanceler da Corte e chanceler de Estado.
30 de julho O libretista Gottlieb Stephanie der Jüngere entrega a Mozart o libreto de Die Entführung aus dem Serail K.384.
7 de agosto Mozart toca parte do primeiro ato de Die Entführung aus dem Serail K.384 para a Condessa Thun-Hohenstein.
10 de agosto Leopold Mozart escreve uma carta ao editor Breitkopf em Leipzig, oferecendo obras do filho para publicação, mas seu pedido é negado.
5 de setembro Devido ao rumores sobre seu relacionamento com Constanze Weber, filha de Cäcilie Weber, Mozart muda-se para o Graben, nº 1175 (atual nº 17), próximo à casa de Cäcilie Weber.
15 de outubro Dia de Sta. Teresa. A Serenata N.11 em mi bemol maior para sopros K.375 é executada em homenagem à cunhada do pintor Joseph Hickel. chamada Theresia. Ainda nessa noite, a serenata é tocada em homenagem a outras duas senhoras chamadas Theresia.
31 de outubro O onomástico de Mozart foi celebrado ao meio-dia na residência de Martha Elisabeth, Baronesa Waldstätten, protetora de Mozart e de sua amada Constanze. À noite, sua Serenata N.11 em mi bemol maior para sopros K.375 é tocada em sua homenagem do lado de fora de seu apartamento no Graben.
16 de novembro O Arquiduque Maximilian Franz, irmão caçula do Imperador Joseph II, apresentou Mozart a Friedrich Eugen, Duque de Württember e a sua filha Elisabeth Wilhelmine. Mozart tocou para eles. Elisabeth Wilhelmine seria esposa do Arquiduque Franz, sobrinho de Joseph II. Mais tarde, Mozart candidatou-se ao cargo de professor de música da jovem, mas Georg Summer assumiria o cargo.
23 de novembro Mozart toca na residência do Conselheiro de Economia Johann Michael Auernhammer. Sua filha, Josepha, aluna de Mozart, também fez parte. Mozart e sua aluna executaram o Concerto para dois pianos N. 10 em mi bemol maior K.365 e a Sonata para dois pianos em ré maior K.448.
25 de novembro Mozart assiste a uma apresentação de gala da ópera Alceste de C. W. Gluck no Palácio Schönbrunn em homenagem ao  Grão-Duque Pavel da Rússia (futuro Czar Pavel I) e sua esposa Maria Feodorovna, nascida Duquesa de Württemberg. Eles viajavam pela Europa sob o pseudônimo de Conde e Condessa "du Nord".  A ópera foi cantada em italiano pelos membros da Ópera Alemã.
24 de dezembro Disputa de piano entre Mozart e Muzio Clementi, diante do Imperador Joseph II e da Grã-Duquesa Maria Feodorovna. A disputa é vencida por Mozart.

 

 

1782

 

1º de janeiro J. C. Bach falece em Londres.
3 de março Concerto de Mozart, provavelmente no Burgtheater. São executadas partes da ópera Idomeneo K.366, o Concerto para piano em ré maior K.175 com o novo Rondó K.382, e Mozart improvisa uma fantasia.
2 de abril A companhia teatral de Böhm apresenta Sandrina oder Die verstelle Gräfin, uma versão alemã de La finta giardiniera K.196 em Frankfurt.
12 de abril Pietro Metastasio falece em Viena.
7 de maio Mozart toca o segundo ato de Die Entführung aus dem Serail K.384 para a Condessa Thun-Hohenstein.
26 de maio Concerto de Mozart no Augarten. São executadas a Sinfonia N.34 em dó maior K.338 (com o Minueto K.409/383f) e o Concerto para dois pianos N. 10 em mi bemol maior K.365 com Josepha Auernhammer.
30 de maio Mozart toca o terceiro ato de Die Entführung aus dem Serail K.384 para a Condessa Thun-Hohenstein.
3 de junho Primeiro ensaio de Die Entführung aus dem Serail K.384 no Burgtheater.
16 de julho Estréia de Die Entführung aus dem Serail K.384 no Burgtheater.
20 de julho Karl, Conde Zichy, apresenta Mozart ao Chanceler Wenzel, Príncipe Kaunitz-Reitberg.
23 de julho Mozart muda-se do Graben para um apartamento na casa conhecida por "Sabre Vermelho" no Hohe Brücke.
29 de julho Johann Thorwart, guardião de Constanze Weber, requer permissão oficial para o casamento desta com Mozart. Nesse mesmo dia Siegmund Haffner, atacadista de Salzbugo e conhecido dos Mozart, recebe o título de nobreza "von Imbachhausen" (ou Jenbachhausen). Para essa ocasião Mozart escreve a Sinfonia N.35 em ré maior "Haffner" K.385.
4 de agosto Mozart se casa com Constanze Weber na Catedral de São Estêvão.
6 de agosto Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada a pedido de Gluck.
Outono A companhia teatral de Karl Wahr apresenta Die Entführung aus dem Serail K.384 em Praga.
8 de outubro Mozart dirige uma apresentação de Die Entführung aus dem Serail K.384 no Burgtheater em homenagem ao Grão-Duque Pavel da Rússia e sua esposa.
3 de novembro Mozart participa do concerto de Josepha Auernhammer no Kärntnertor-Theater.
Dezembro Nesse mês, os Mozart mudam-se para outro apartamento no Hohe Brücke, n.412 (atual Wipplingerstrasse n.14). Seu senhorio é Herr Wetzlar, Barão Plankenstern. Ainda nesse mês, Mozart toca no Concerto das Diletantes de Viena no Mehlgrube, organizado por P. J. Martin. Nesse concerto uma das irmãs Weber se apresentou, Josepha ou Sophie.
14 de dezembro Mozart toca na residência da Condessa Thun-Hohenstein.

  

  

1783

  

4 de janeiro Mozart toca na residência do Conselheiro Anton von Spielmann.
11 de janeiro Em seu concerto no Mehlgrube, Aloisia Lange canta a ária Mia speranza adorata... Ah, non sai qual pena sia K.416, completada em 8 de janeiro.

Meados de janeiro

Os Mozart organizam um baile para convidados em sua residência.
Fevereiro Os Mozart mudam temporariamente para o Kohlmarkt nº 1179 (atual nº 7).
3 de março Mozart e seus amigos apresentam uma pantomina no Salão da Assembléia do Hofburg, durante o baile de carnaval. A música para a ocasião é Música para uma pantomina K.446/416d.
11 de março Mozart participa do concerto de Aloisia Lange. No programa, a Sinfonia N.31 em ré maior "Paris" K.297/300a; Mozart toca o Concerto para piano N. 13 em dó maior K.415 e o Rondó para piano e Orquestra K.386, que teve de ser bisado. Entre outras, Aloisia cantou a ária Alcandro, lo confesso... Non so d'onde viene K.294.
12 de março Mozart toca na residência de um dos Condes Ezterházy, provavelmente Johann.
16 de março Os Mozart e os Lange almoçam na residência de Gluck na Michaelerplatz.
23 de março Concerto de Mozart na Burgtheater na presença do Imperador Joseph II. Os cantores Johann Valentin Adamberger, Aloisia Lange e Theresia Teyber participaram.
30 de março Mozart participa do concerto de Theresia Teyber no Burgtheater, diante do Imperador Joseph II, tocando o Concerto para piano N. 13 em dó maior K.415 e improvisando uma fantasia.
13 de abril A Litaniae de venerabili altaris sacramento em mi bemol maior K.243 é executada na Catedral de Salzburgo.
24 de abril Os Mozart mudam do Kohlmarkt para a Judenplatz nº 244 (atual nº 3).
Maio O Miserere de Holzbauer é apresentado novamente em Paris, provavelmente com o arranjo de Mozart (K.App.1).
8 de maio Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Varsóvia, em alemão.
Junho Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Bonn.
17 de junho Nasce o primeiro filho dos Mozart, Raimund Leopold. Seu padrinho é Raimund von Wetzlar, filho mais velho do Barão Plankestern, antigo senhorio dos Mozart.
30 de junho Mozart publica uma nota na edição vienense do libreto da ópera Il curioso indiscreto de P. Anfossi, justificando a inserção das árias Vorrei spiegarvi, oh Dio K.418 e No, che non sei capace K. 419 para Aloisia Lange.
Fim de julho Os Mozart partem para Salzburgo, em visita a Leopold e Nannerl Mozart.
2 de agosto Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Frankfurt com Aloisia Lange no papel de Konstanze.
19 de agosto O primeiro filho dos Mozart, que ficara aos cuidados de uma enfermeira em Viena, falece de cólica intestinal ("Gedärmfrais").

27 e 28 de setembro

Os Mozart visitam Maria Theresia von Paradies, famosa pianista cega que estava em turnê pela Europa em companhia de sua mãe e o libretista Joseph Riedinger.
26 de outubro É apresentada a Missa em dó menor, "Grosse Messe" K.427/417a na Igreja da Abadia de São Pedro em Salzburgo, com Constanze como soprano solo.
27 de outubro Os Mozart deixam Salzburgo e chegam a Linz, hospedando-se com o Conde Thun, sogro da Condessa Thun-Hohenstein.
4 de novembro Concerto de Mozart no Teatro de Linz, executando a Sinfonia N.36 em dó maior "Linz" K.425.
25 de novembro Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Varsóvia, em polonês.

Fim de novembro

Os Mozart chegam a Viena.
22 de dezembro Mozart participa de um concerto no Burgtheater, tocando um concerto para piano, e Adamberger canta um novo rondó de Mozart. Supõe-se que seja a ária Misero! O sogno, o son desto?... Aura, che intorno spiri K.431.
23 de dezembro

Mesmo concerto do dia anterior, sem a participação de Mozart. Adamberger canta novamente o rondó.

 

 

1784

 

Janeiro Os Mozart mudam-se da Judenplatz para o Trattnerhof, Am Graben, nº 591-596 (atual Graben nº 29). O prédio pertence ao impressor Johann Thomas von Trattner, e sua esposa é aluna de Mozart.
24 de janeiro Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Mainz.
25 de janeiro Apresentação de Die Entführung aus dem Serail K.384 em benefício de Aloisia Lange no Kärntnertor-Theater sob regência de Mozart.
1º de fevereiro Suposta reapresentação de Die Entführung aus dem Serail K.384 em benefício de Aloisia Lange.
9 de fevereiro Mozart dá início a seu catálogo de composições.
26 de fevereiro Mozart toca na residência do Príncipe Galitsin, embaixador russo em Viena.
1º de março Mozart toca na residência de Johann, Conde Esterházy.
4 de março Mozart toca na residência do Príncipe Galitsin.
5 de março Mozart toca na residência de Johann, Conde Esterházy.
8 de março Mozart toca na residência de Johann, Conde Esterházy.
11 de março Mozart toca na residência do Príncipe Galitsin.
12 de março Mozart toca na residência de Johann, Conde Esterházy.
15 de março Mozart toca na residência de Johann, Conde Esterházy.
17 de março Concerto de Mozart por assinatura no Trattnerhof, tocando o Concerto para piano N. 14 em mi bemol maior K.449.
18 de março Mozart toca na residência do Príncipe Galitsin.
19 de março Mozart toca na residência de Johann, Conde Esterházy.
20 de março Mozart toca na residência de Karl, Conde Zichy.
22 de março Mozart toca na residência de Johann, Conde Esterházy.
24 de março Concerto de Mozart por assinatura no Trattnerhof, tocando o Concerto para piano N. 15 em si bemol maior K.450.
25 de março Mozart toca na residência do Príncipe Galitsin.
26 de março Mozart toca na residência de Johann, Conde Esterházy.
29 de março Mozart toca na residência de Johann, Conde Esterházy.
31 de março Concerto de Mozart por assinatura no Trattnerhof, tocando o Concerto para piano N. 16 em ré maior K.451.
1º de abril Concerto de Mozart no Burgtheater (a data original era 31 de março). Os cantores Johann Valentin Adamberger, Katherina Cavalieri e Antonio Marchesi cantaram árias de outros compositores.  Mozart tocou o Concerto para piano K.450 ou K.451 e o Quinteto para piano e sopros em mi bemol maior K.452. A orquestra tocou a Sinfonia N.36 em dó maior "Linz" K.425 e talvez a Sinfonia N.35 em ré maior "Haffner" K.385.
9 de abril Mozart toca na residência de Leopold, Conde Pálffy.
10 de abril Mozart toca na residência do Príncipe Kaunitz.
18 de abril Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Mannheim.
29 de abril Mozart participa do concerto da violinista italiana Regina Strinasacchi no Kärntnertor-Theater diante do Imperador Joseph II. Mozart tocou a Sonata para piano e violino em si bemol maior K.454 e um concerto para piano, talvez o K.453.
8 de maio Mozart toca no concerto privado de Theresia von Trattner, aluna de Mozart e esposa de seu senhorio.
27 de maio Mozart compra um passarinho por 34 kreuzer. Esse pássaro era capaz de assoviar quase todo o tema final do Concerto para piano N. 17 em sol maior K.453.
Início de junho Mozart visita o Conde Thun de Linz em Baden.
13 de junho Mozart e sua aluna Barbara Ployer tocam em concerto privado diante de G. Paisiello na residência de Gottfried Ignaz von Ployer, pai de Barbara. Mozart e sua aluna tocam a Sonata para dois pianos em ré maior K.448, Mozart o Quinteto para piano e sopros em mi bemol maior K.452 e Mlle. Ployer o Concerto para piano N. 17 em sol maior K.453.
23 de agosto Maria Anna, irmã de Mozart, casa-se em S. Gilgen com Johann Baptist von Berchtold zu Sonnenburg, prefeito de S. Gilgen. Nesse mesmo dia, Mozart assistiu à ópera Il rè Teodoro in Venezia de Paisiello.
21 de setembro Nasce o segundo filho do casal Mozart, Karl Thomas, batizado na Igreja de São Pedro.
29 de setembro Os Mozart mudam para a Schulerstrasse nº 846 (atual Schulerstrasse nº 8 e Domgasse nº 5).
16 de outubro Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Cralsruhe.
31 de outubro Concerto privado em homenagem ao onomástico de Mozart, no qual algumas de suas alunas tocam.
5 de novembro A companhia teatral Schikaneder-Kumpf inicia sua temporada no Kärntnertor-Theater com Die Entführung aus dem Serail K.384, ficando até 6 de fevereiro de 1785.
17 de novembro A companhia teatral de Ludwig Schmidt apresenta Die Entführung aus dem Serail K.384 em Salzburgo.
14 de dezembro Mozart ingressa na Loja Maçônica "Beneficência" (Zur Wohlthätigkeit) no grau de Aprendiz.

  

  

1785

  

Nesse ano, Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Augsburgo.
7 de janeiro Mozart é elevado ao grau de Companheiro na Loja Maçônica "Beneficência" (Zur Wohlthätigkeit).
15 de janeiro Mozart e seus amigos tocam os três primeiros quartetos de cordas que seriam dedicados a Joseph Haydn (K.387, K.421/417b e K.428/421b), que estava presente.
28 de janeiro Leopold Mozart parte de Salzburgo em direção a Viena, chegando a Munique no dia seguinte.
11 de fevereiro Leopold Mozart e seu aluno Heinrich Marchand chegam a Viena, onde ficam até 25 de abril. Mozart toca o primeiro dos seus seis concertos no Mehlgrube.
12 de fevereiro Mozart e seus amigos tocam os três primeiros quartetos de cordas que seriam dedicados a Joseph Haydn, que estava presente (K.458, K.464 e K.465).
13 de fevereiro Mozart toca um concerto para piano no concerto de Luisa Laschi na presença do Imperador Joseph II.
15 de fevereiro Mozart toca o Concerto para piano N. 20 em ré menor K.466 no concerto do soprano Elisabeth Distler no Burgtheater.
16 de fevereiro Mozart e seu pai Leopold assistem ao concerto organizado por Herr Ployer em Dobling. É possível que Mozart tenha participado.
17 de fevereiro Mozart visita as Weber.
18 de fevereiro Mozart, o oboísta Ludwig August Lebrun, sua esposa, a compositora e soprano Franziska Danzi Lebrun e o violinista e compositor Karl Konrad Cannabich (filho de Christian Cannabich) visitam Gottlieb Stephanie. Segundo concerto de Mozart no Mehlgrube.
20 de fevereiro Mozart e os Lebrun tocam em um concerto da residência de Karl, Conde Zichy.
23 de fevereiro Concerto dos Lebrun no Burgtheater.
24 de fevereiro Concerto de Josepha Auernhammer no Burgtheater. É possível que Mozart tenha participado.
25 de fevereiro Terceiro concerto de Mozart no Mehlgrube.
28 de fevereiro Segundo concerto dos Lebrun no Burgtheater. É possível que Mozart tenha participado.
1º de março Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Riga.
2 de março Primeiro concerto de Heinrich Marchand no Burgtheater.
4 de março Quarto concerto de Mozart no Mehlgrube.
7 de março Terceiro concerto dos Lebrun no Burgtheater.
10 de março Concerto de Mozart no Burgtheater. Mozart executa o Concerto para piano N. 21 em dó maior K.467.
11 de março Quinto concerto de Mozart no Mehlgrube.
13 de março Estréia de Davidde penitente K.469, adaptada da Missa em dó menor, "Grosse Messe" K.427/417a, com Katherina Cavalieri, Elisabeth Distler e Johann Valentin Adamberger. A cantata não teve muito sucesso.
14 de março Segundo concerto de Heinrich Marchand no Burgtheater.
18 de março Sexto e último concerto de Mozart no Mehlgrube.
19 de março Os Lange retornam de Munique.
20 de março Concerto de Nancy Storace no Burgtheater. É possível que Mozart tenha participado.
25 de março Os Mozart visitam o casal Lange.
27 de março Os Mozart jantam na residência do Barão Wetzlar.
28 de março Os Mozart visitam o advogado Dr. Ignaz Raab, parente de Maria Anna Raab, senhoria de Leopold Mozart em Salzburgo. Nesse dia, Leopold requer ingresso na Loja Maçônica "Beneficência" (Zur Wohlthätigkeit).
29 de março Os Mozart jantam com o casal Adamberger.
30 de março Os Mozart jantam com o casal Lange.
31 de março Os Mozart jantam com os Ployer.
1º de abril Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Munique, no Salvatorplatz Theater.
2 de abril Concerto privado na residência do Barão Wetzlar, onde foram executados quartetos de cordas. É possível que Mozart e Leopold tenham tocado.
3 de abril Os Lange jantam na residência dos Mozart.
6 de abril Leopold Mozart é admitido como Aprendiz na Loja Maçônica "Beneficência" (Zur Wohlthätigkeit).
7 de abril Leopold Mozart visita Mlle. Villersi, governanta do Príncipe Fürstenberg, que conhecera os Mozart em outubro de 1766, em Donauesching.
15 de abril Os Mozart visitam o comandante Phillip Lehmann no Palácio Laxenburg, próximo a Viena.
16 de abril Leopold Mozart é elevado ao grau de Companheiro na Loja "Verdadeira Concórdia" (Zur wahren Eintracht). Mozart escreveu o lied Lied zur Gesellenreise: Die ihr einem neuen Grade K.468 para essa ocasião.
19 de abril Os Mozart visitam a Baronesa Waldstätten em Klosterneuburg.
22 de abril Leopold Mozart é elevado ao grau de Mestre na Loja "Verdadeira Concórdia" (Zur wahren Eintracht).
24 de abril Festividade na Loja Maçônica "Esperança Coroada" (Zur gekrönten Hoffnung) em homenagem a Ignaz von Born, em presença de Mozart e Leopold. Nessa ocasião, foi apresentada a cantata maçônica Die Maurerfreude: Sehen, wie dem starren Forscherauge die Natur K.471, cantada por Johann Valentin Adamberger.
25 de abril Leopold Mozart deixa Viena com Heinrich Marchand ao meio-dia. Mozart e Constanze os acompanham até Purkersdorf, onde almoçam.
26 de abril Leopold Mozart e Heinrich Marchand chegam a Linz.
29 de abril Leopold Mozart e Heinrich Marchand participam de um sarau na residência do Conde Thun.
1º de maio O salário de Leopold Mozart é suspenso até seu retorno a Salzburgo.
4 de maio Leopold Mozart e Heinrich Marchand chegam a Munique.
11 de maio Leopold Mozart chega a Salzburgo.
26 de maio Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Cassel.
13 de junho Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Presburg (atual Bratislava), com a companhia de ópera de Ladislau, Conde Erdödy, sob regência do kapellmeister Joseph Chudy.
Verão Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Aachen.
27 de julho Nasce o filho de Nannerl e Berchtold zu Sonnenburg, Leopold, na casa do avô, onde ficará por cerca de dois anos.
20 de agosto O tio paterno de Constanze, Franz Anton Weber, casa com a cantora Genoveva Brenner na Schottenkirche em Viena. Suas testemunhas são Vincenzo Righini (professor de canto de Mlle. Brenner) e Joseph Lange. Franz Anton e Genoveva seriam pais de Carl Maria von Weber.
25 de agosto Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Nuremberg.
Setembro Die Entführung aus dem Serail K.384 é apresentada em Weimar pela companhia teatral de Joseph Bellomo.
1º de setembro Mozart publica os 6 quartetos dedicados a Haydn (K.387, K.421/417b, K.428/421b, K.458, K.464 e K.465), com uma dedicatória em italiano.
17 de novembro Celebração fúnebre na Loja Maçônica "Esperança Coroada" (Zur gekrönten Hoffnung) em homenagem a dois irmãos recentemente falecidos, Georg August, Duque de Mecklenburg-Strelitz e Franz, Conde Esterházy von Galántha. É executada a Mauerische Trauermusik K.477/479a.
25 de novembro Aloisia Lange canta em Die Entführung aus dem Serail K.384 no Kärntnertor-Theater após uma grave doença, com grande sucesso.
28 de novembro Apresentação de La vilanella rapita de Francesco Bianchi no Burgtheater, com a insersão de um quarteto e um trio de Mozart, Dite almeno in che mancai K.479 e Mandina amabile K.480, para Celeste Coltellini, Vincenzo Calvesi, Stefano Mandini e Francesco Bussani.
9 de dezembro Concerto na na Loja Maçônica "Esperança Coroada", no qual Die Maurerfreude: Sehen, wie dem starren Forscherauge die Natur K.471 é executada.
15 de dezembro Concerto na na Loja Maçônica "Esperança Coroada" em benefício dos irmãos Stadler, clarinetistas.
23 de dezembro Apresentação do oratório Esther, de Karl Ditters von Dittersdorf, sob regência de Antonio Salieri. Mozart toca um concerto para piano entre as duas partes do oratório.

24 de dezembro

Hieronymus Löschenkohl anuncia a publicação de um calendário com várias silhuetas de pessoas importantes na sociedade vienense, como cantores, atores e compositores. A silhueta de Mozart foi publicada juntamente com a de Gluck, Haydn e Salieri.


Cronologia
Index