Raimund Leopold Mozart (1783-1783)


Raimund Leopold Mozart foi o primeiro filho de Wolfgang Amadeus Mozart e sua esposa Constanze, e nasceu em Viena em 17 de junho de 1783. Ele seria afilhado do avô, Leopold, mas o Barão Wetzlar von Plankenstern, amigo dos Mozart,  ofereceu-se para ser padrinho da criança. O assentimento de Mozart pode ter sido causado pela má aceitação de Leopold ao casamento do filho com Constanze Weber no ano anterior, e certamente terá piorado o relacionamento do compositor com a família em Salzburgo.

 

De qualquer forma, Mozart escreveu ao pai em 18 de junho: "Parabéns, o senhor é vovô! Ontem , dia 17, às seis e meia da manhã, minha esposa deu à luz em segurança um menino grande e forte, redondo como uma bola." Em 5 de julho, ele tornaria a escrever: "O pequeno Raimund é tão parecido comigo que todos percebem imediatamente. Ele é a minha cara. Minha querida esposa está felicíssima, pois era o que ela mais desejava."

 

Porém, durante a viagem do casal Mozart aos parentes em Salzburgo em julho daquele ano, o pequeno Raimund ficou na capital aos cuidados de uma enfermeira. Lá ele morreu de cólica intestinal ("Gedärmfrais") em 19 de agosto. Possivelmente os pais só souberam da morte do filho quando retornaram a Viena no final de novembro.


Parentes e amigos

Index